Benefícios da Laserterapia para a constante evolução da Odontologia.
Uma das ferramentas que vem ganhando destaque na constante evolução da odontologia é a laserterapia de baixa potência (LBP). Seu uso tem se tornado cada vez mais comum nos consultórios odontológicos devido aos seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e bioestimulantes.
Mas como essa tecnologia pode beneficiar o seu paciente?
A Laserterapia pode ser de alta ou de baixa potência. O LASER trata-se de uma forma de radiação eletromagnética não ionizante, altamente concentrada, que tem capacidade de emitir luz com comprimento de onda único e definitivo, com características e benefícios distintos.
O uso da Laserterapia com LASER de baixa potência possui ação de prevenir e tratar infecções bucais, como: mucosite, aftas, parestesia, disfunção de articulação temporo mandibular, nevralgia, xerostomia, pericoronarite, alveolite, trismo, osteorradionecrose, pós tratamento cirúrgico através dos seus efeitos analgésicos e antiinflamatórios e biomodulação tecidual. O uso do laser é uma boa alternativa como coadjuvante de terapias odontológicas e segurança para os seus pacientes.
Além disso, dos benefícios do laser de baixa potência temos o laser de alta potência que pode melhorar o desempenho clínico em tratamentos cirúrgicos, como por exemplo, aumentando a cicatrização tecidual.
É de extrema importância investir em capacitação profissional, que é fundamental para garantir o melhor aproveitamento da tecnologia e oferecer mais um diferencial competitivo para o seu consultório.
Apesar do procedimento simples e indolor, o tratamento deve ser indicado e realizado exclusivamente por um profissional habilitado para que seja seguro.
Você deve estar se perguntando, quais são os principais benefícios da Laserterapia para odontologia?
Aqui citaremos alguns benefícios da Laserterapia de baixa potência para um melhor atendimento clínico.
- Controle da Dor e Inflamação
A Laserterapia reduz a liberação de mediadores inflamatórios e estimula a produção de endorfinas, proporcionando alívio da dor em poucas sessões. Isso é especialmente útil no tratamento de aftas, dor pós-cirúrgica e disfunção temporomandibular (DTM).
- Aceleração da Cicatrização
A bioestimulação promovida pela Laserterapia melhora a proliferação celular e a síntese de colágeno, acelerando a cicatrização em pós-operatórios de extrações, cirurgias periodontais e implantes dentários.
- Tratamento de Lesões Orais
A Laserterapia também é eficaz no tratamento de herpes labial, úlceras traumáticas e mucosites, reduzindo o desconforto e acelerando a recuperação.
- Melhora da Sensibilidade Dentária
Pacientes que sofrem com hipersensibilidade dentinária podem se beneficiar da laserterapia, que reduz a dor de forma rápida e não invasiva.
- Auxílio no Tratamento Ortodôntico
Pode ser utilizada para reduzir a dor causada pela movimentação dentária e acelerar a remodelação óssea, tornando o tratamento ortodôntico mais confortável.
E o uso do azul de metileno no laser? Faz diferença?!
Essa é uma dúvida muito frequente em alunos! A terapia fotodinâmica tem sido empregada como um complemento ao tratamento convencional, promovendo uma redução significativa da carga microbiana nos locais afetados e auxiliando na resolução dos casos, especialmente em situações de infecções resistentes. Existem diversos tipos de luz que podem ser utilizados para a realização desse processo. Alguns exemplos são a luz intensa pulsada, luz azul, luz vermelha, diodo emissor de luz (LED) e pulsed dye lasers (PLD).
Diante dos inúmeros benefícios do laser, da sua eficácia e segurança é preciso ter uma certa cautela! Suas aplicações são diversas e variam conforme a potência do feixe de luz, a área física a ser aplicada e o tipo de paciente. A Laserterapia não pode ser aplicada em qualquer tipo de paciente na odontologia, por conta de efeitos indesejados como estimular a proliferação de células cancerígenas.
Sendo assim, é extremamente importante que o paciente conheça bem o estabelecimento escolhido para a realização desses procedimentos. Essa preocupação não deve se restringir apenas ao estabelecimento e deve se prolongar na procura por profissionais competentes para realizarem as técnicas, adquirindo certeza e confiança no resultado final, evitando assim frustrações posteriores.
Por isso, investir em capacitação profissional é fundamental para garantir o melhor aproveitamento da tecnologia e oferecer mais um diferencial competitivo para o seu consultório.
Apesar do procedimento simples e indolor, o tratamento deve ser indicado e realizado exclusivamente por um profissional habilitado para que seja seguro.
O Instituto Aria conta com um curso de laserterapia e todo o preparo e suporte para você atingir seu máximo expoente.
A jornada em Laserterapia no Instituto Aria é coordenada pela:
Dra. Danielle Leal: CRO-DF: 10223/ Mestre e Doutoranda pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em periodontia e oncologia multiprofissinal. Possui habilitação em Laserterapia e larga experiência clínica e no ensino na área de LASER.
Com a coordenação especial da Dra. Danielle, o Instituto Aria possui a Habilitação em Laserterapia em Odontologia e Laserterapia em Odontologia.