O que é ozônio e como ele é produzido?
O ozônio é o composto responsável por filtrar os raios UV na nossa atmosfera, tendo como característica importante a sua alta criticidade para a estabilidade dos espaços biológicos e do equilíbrio na biosfera. Ele é produzido de forma natural na atmosfera, entretanto, o ozônio utilizado em ozonioterapia é elaborado a partir do oxigênio médico puro.
Ele é um excelente desinfetante e germicida, um ótimo agente esterilizador e é muito promissor para a Odontologia, visto que tem um custo de investimento consideravelmente baixo, aplicação descomplicada e resultados clínicos muito positivos.
Qual o mecanismo de ação do ozônio e seus efeitos sobre os tecidos?
Quando o ozônio encontra um tecido biologicamente ativo, reage com moléculas que formam um sistema de tamponamento antioxidante, além de exercerem uma função antiinflamatória e analgésica. Vale lembrar também que o ozônio é 10x mais solúvel que o oxigênio, portanto, tem maior capacidade de se difundir e penetrar nos tecidos.
O ozônio é considerado um estimulador na produção de citocinas, ativador dos linfócitos T, estimulador do sistema imune e da melhora da oxigenação e do metabolismo celular. Além disso, também é redutor da agregação plaquetária, induz neovascularização e proliferação tecidual e reduz o processo inflamatório local.
Outra característica muito importante do ozônio é que ele age diretamente sobre os mediadores químicos da inflamação, inibindo a formação do ácido araquidônico e da síntese de prostaglandinas, impedindo a inflamação e também gerando analgesia rápida.
Quais as aplicações do ozônio na Odontologia?
Na Odontologia, o ozônio pode ser utilizado desde a dentística (atenuando lesões de cárie e impedindo sua progressão) até a endodontia, onde ele é responsável por eliminar microrganismos no tratamento endodôntico, provocando cicatrização periapical e estimulando regeneração óssea apical.
Entretanto, existe um tipo de aplicação do ozônio na Odontologia que ainda é pouco discutida: o uso de ozônio em terapias inovadoras e protocolos de autólogos na harmonização orofacial. Para que você tenha a oportunidade de adentrar nesse campo e se tornar um profissional especializado, o Instituto Aria elaborou um curso completo e atualizado.
PROTOCOLO BE! AUTÓLOGOS E OZÔNIO
O curso aborda o ozônio, especialmente sua atividade antimicrobiana e biocompatibilidade, que são essenciais para um tratamento menos doloroso, mais confiável e seguro.
O objetivo desta formação é capacitar o profissional de saúde ao tratamento de toda face através de protocolos atuais de Agregados Plaquetários e Ozônio dentro da harmonização Orofacial. Partindo da coleta, processamento e aplicação de suas diversas variações, sempre obedecendo os parâmetros estéticos das técnicas Be! Abranger, com os métodos atuais, um planejamento individual de cada paciente, de acordo com parâmetros de análise facial.
O curso é ministrado pelos professores:
DR. BRUNO BASTOS – CRO: 5362-DF
- Especialista em Endodontia e Ortodontia
- Pós-Graduado em Estética Orofacial
- Habilitação em Ozonioterapias e Laserterapias
- Mestrando em Ortodontia Facop
- Diretor Científico do grupo HOF ONE.
INGRID CASTRO
- Graduação em Odontologia- UNIUBE
- Especialista em prótese dentária- HGeB
- Mestrado pela Faculdade de Ciências- UNB
- Doutoranda pela ODT- UNB
- Habilitação em Ozonioterapia.